quarta-feira, 28 de dezembro de 2005

Bacalhau: branco ou tinto? A polémica (3)

1 - Mariconço é a avozinha!
2 - Havendo 1001 maneiras de cozinhar bacalhau, é demasiado redutor pensar em pratos "normais" como sendo bacalhau com grão, com couve ou com todos, que na minha modesta opinião são a PIOR maneira de confeccioná-lo. Aliás, ainda na minha modesta opinião, são a PIOR maneira de confeccionar seja o que for.
3 - Assim sendo, esses dois ou três pratos não podem servir como bitola para uma apreciação mais genérica. Bacalhau à Brás ou à Gomes de Sá não são pratos mariconços, um é lisboeta e o outro é portuense. Não falando no bacalhau à Lagareiro ou à Zé do Pipo, que não sei donde são originários.
4 - Agora experimentem um desses pratos decentes (que são tradicionais e não mariconços) com vinho tinto (leve ou pesado) e com branco ou verde. Depois não vão falar com o Tuguinho: venham falar comigo, porque eu GOSTO mesmo de bacalhau de quase todas as maneiras... menos aquelas. E digam-me se o tinto lhes sabe bem.

Kroniketas, enófilo esclarecido