Já aqui o referi anteriormente, não sou muito versado em termos de Vinho do Porto. Tenho bebido poucos ao longo da minha experiência enófila e quase nunca por minha iniciativa ou escolha, e na maioria Tawny’s que não me provocaram grandes sensações. Só recentemente comecei a dar mais atenção ao produto e resolvi comprar duas ou três garrafas de LBV, 10 anos e colheita. Isto leva tempo até se aprender.
Recentemente em casa de um amigo, ele resolveu começar o almoço com um Porto Vintage a acompanhar... as entradas. Disse que lhe apetecia um Porto como aperitivo e, se assim o pensou, melhor o fez. Na mesa, a par das fatias de salmão, tostas e patés, apareceu um Vintage de 2003 da Niepoort. E que posso dizer deste Vintage? Que estava óptimo, com toda a elegância que se espera dum vinho destes, e simultaneamente com alguma robustez na prova.
Claro que o problema foi passar depois para o vinho de mesa, pois este abafou um bocado o paladar. Foi preciso beber alguma água para começar de novo. Mas valeu a pena a experiência.
Kroniketas, enófilo esclarecido
Vinho: Porto Vintage Niepoort 2003
Região: Douro/Porto
Produtor: Niepoort Vinhos
Grau alcoólico: 20%
Preço: desconhecido
Nota (0 a 10): 8,5
sábado, 10 de fevereiro de 2007
No meu copo 87 - Porto Vintage Niepoort 2003
Publicada por Krónikas Vinícolas à(s) 01:30
Etiquetas: Niepoort, Vinho do Porto, Vintage
Subscrever:
Comment Feed (RSS)
|