sábado, 11 de março de 2006

No meu copo 26 - Quinta do Portal Reserva 2000

Eu bem dizia numa das reflexões anteriores que os vinhos do Douro me davam muitas decepções. Nem de propósito. Esta garrafa foi comprada numa promoção da Revista de Vinhos, que põe à disposição dos clientes vinhos a preços acessíveis, normalmente a 5,95 € juntamente com a revista, sendo que normalmente o preço de referência desses vinhos é para cima dos 10 €. Com o número de Maio de 2005 vinha este Quinta do Portal, vinho do Douro. Na própria revista são tecidos grandes elogios ao vinho, assim como no site do proprietário. Mas...

Ou é azar meu, ou não consigo apreciar estes vinhos. É um vinho de cor carregada e concentrada, o aroma mostrou-se pouco intenso e na boca as sensações são pouco acentuadas. Bebe-se e não fica um registo olfactivo ou gustativo daquilo que se provou. Tenho apanhado muitos vinhos do Douro assim, e no final, apesar de ser tudo mais ou menos correcto, fico com a sensação de que falta ali qualquer coisa. São vinhos que não me encantam e dos quais não me lembro o que senti. Se calhar há algo que me escapa, mas a verdade é que esta falta de sensações se repete em várias provas. Definitivamente, não me convenceu.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Quinta do Portal Reseva 2000 (T)
Região: Douro
Produtor: Quinta do Portal
Preço: 10,25 € (5,95 € com a Revista de Vinhos)
Nota (0 a 10): 6